Livros de Manuel António Pina que nunca estiveram à venda - 1



Há vários livros do Manuel António Pina que nunca estiveram à venda.

Entre 1991 e 2000, publiquei com o Pina uns pequenos livros de poemas seus, que destinávamos exclusivamente a ofertas pessoais.

Fazíamos normalmente uma edição dupla de cada livro, com capa ligeiramente diferente, ficando metade da edição para ele e metade para mim.

Em cada livro inclui-se sempre a reprodução de uma obra de um artista plástico.



O primeiro desses livros foi feito no Natal de 1991, com o título “Um sítio onde pousar a cabeça”. Fizemos 100 exemplares para o Pina e 100 para mim.

Incluímos um retrato do Manuel António Pina pintado por José de Guimarães, artista com o qual tínhamos uma excelente colaboração, tendo realizado nessa época várias campanhas publicitárias que utilizavam pinturas ou esculturas suas e para as quais o Pina escrevia os textos.

Lembro-me (com numa memória já um bocado enevoada) que, num programa de televisão em que se fazia o balanço literário do ano que acabava, o Arnaldo Saraiva referiu que este era um dos melhores livros publicados nesse ano.

Não imaginam a confusão que se gerou porque, sendo o Manuel António Pina um autor muito conhecido, quase ninguém conhecia o livro; várias pessoas e algumas livrarias lhe telefonaram a perguntar como poderiam obter o livro, qual era a editora, quem distribuía...

O Arnaldo Saraiva tinha recebido o livro como oferta de Natal do Pina que, como ele dizia na dedicatória, o tinha ido “meter por aí, pelos marcos de correio da cidade, evadindo-me dessa espécie de orfanato que os poemas inéditos são”.





Sem comentários: