Domingo é dia de ir à missa, mesmo para um ateu (parte 4 de 4)

A etapa final da nossa visita dominical às igrejas de Brasília acabou na mais célebre de todas, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, uma das grandes obras de Oscar Niemeyer, imponente e leve, com os seus 70 metros de diâmetro e os seus16 pilares hiperbólicos. É justo lembrar o responsável pelo cálculo desta magnífica estrutura, o engenheiro Joaquim Cardozo.

Porém, como acontece com o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes, o Teatro Nacional e outros pontos chave da capital, a Catedral está agora em obras, preparando-se para aparecer de cara lavada na festa do cinquentenário de Brasília no próximo dia 21 de Abril. Não era permitido o acesso.



Vendo a catedral assim toda embrulhada de branco, imaginamos que poderíamos estar perante mais uma instalação de Christo and Jeanne-Claude, aqueles artistas que embrulham edifícios, como fizeram, por exemplo com o Bundestag em Berlim.



Jeanne-Claude, companheira de toda a vida de Christo, morreu no passado mês de Novembro. Eles tinham feito um pacto: quando algum deles morresse, o outro garantiria que a obra dos dois continuava. Este embrulho da bela Catedral de Niemeyer poderia muito bem ser o mais belo presente póstumo de Christo à sua Jeanne. Encaremos o contratempo das obras desta maneira para sentirmos que estamos a ver a Catedral como ela nunca foi vista antes, toda vestida de branco, elegante como sempre.



Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, do escultor Dante Croce, representando os evangelistas.



...........................................

De qualquer modo, aqui fica o registo da Catedral em fotos de arquivo.



O enorme vitral da cobertura da nave criado por Marianne Peretti e as esculturas suspensas de três anjos de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce.





...........................................

Terminada a via sacra, é tempo de descanso, que amanhã é Carnaval e a outras divindades se deve prestar o culto.

Sem comentários: