Rood! (Bélgica) - uma nova voz num país que se agita

[ No cartaz pode ler-se: Verdadeiros Socialistas são necessários ]


Dois dias antes de uma greve geral que promete paralizar a Bélgica, realizou-se no sábado (28-01-2012) em Antuérpia, na Flandres, a conferência de fundação de Rood! (vermelho), uma nova organização política belga flamenga de esquerda.


Resultando da autonomização da ala esquerda da social-democracia flamenga, na Rood! se juntam actualmente várias centenas de aderentes e uma rede de cerca de 1800 simpatizantes. O movimento foi lançado simbolicamente no último Primeiro de Maio e a ele se associaram sindicalistas e várias organizações políticas, tais como o Links Socialistische Partij - Parti Socialiste de Lutte, a associação "Socialismo21", a rede verde-vermelha "Leef!" bem como o Socialistische Arbeidspartij.



A conferência aprovou os estatutos, elegeu os órgãos e aprovou um documento programático e várias campanhas políticas a desenvolver em 2012 como resposta à nova situação política decorrente da formação do governo e das medidas constantes do seu programa de austeridade, algo que os belgas não conheciam há um ano e meio, já que, desde que se realizaram as eleições, em Junho de 2010, não havia governo efectivo nem programa.


 [ Erik De Bruyn, ex porta-voz da ala esquerda do partido socialista flamengo, é o líder de Rood! ]

No final da conferência, uma sessão pública contou ainda com a participação do movimento Occupy Antwerp, bem como de organizações e activistas locais, nomeadamente dos promotores de um referendo local vitorioso que impediu a realização de uma obra de acesso rodoviário que iria descaracterizar uma parte central da cidade de Antuérpia e cujo projecto vai ter de ser alterado em conformidade com a decisão dos cidadãos.



Como participações internacionais, houve intervenções do partido da Esquerda Europeia e ainda do Bloco de Esquerda sobre a situação em Portugal e da Syriza sobre a Grécia.



Sem comentários: