O trabalho de férias do Sr. Rasmussen


Publicado em: O Gaiense, 31 de Julho de 2010

Em férias que sejam férias, do que gostamos mesmo é de nos distanciar do trabalho e de fazer coisas diferentes ou, simplesmente, de não fazer nada. Tal sorte não vai ter, provavelmente, o Sr. Rasmussen.
É verdade que ele nos informa, no facebook, que anda a passear por França, na região vinícola de Languedoc-Roussillon, onde tenciona fazer longos passeios de bicicleta. Mas, apesar disso, vai ter algum trabalho a fazer no mês de Agosto: tem de redigir a proposta final do Novo Conceito Estratégico da organização que dirige, a NATO.
O seu trabalho está, porém, facilitado, pois um grupo de peritos, chefiado pela antiga Secretária de Defesa dos Estados Unidos, Madeleine Albright, já lhe entregou as suas recomendações, largamente discutidas com vários governos envolvidos. As sugestões aí apresentadas são assustadoras. Diz-se, por exemplo, que “o principal factor limitativo que tem dificultado a transformação militar na Europa é o baixo nível de gastos e de investimento em defesa”, tendência que deveria ser invertida. Não parece ser uma opção muito popular, sobretudo em tempos de crise e de restrições orçamentais que afectam áreas essenciais do serviço público, mas Rasmussen gostou da ideia e vai desenvolvê-la no seu documento final, que será submetido à aprovação dos membros da aliança na cimeira de Lisboa, em Novembro.
Em recente visita a Portugal, num discurso na Universidade Católica, Rasmussen defendeu a necessidade de adaptar politica e militarmente a NATO à era da globalização. Disse que não precisamos de forças que fiquem fechadas nos quartéis, precisamos sim é de forças que possam ser deslocadas para zonas distantes e que possam ficar no teatro de operações o tempo que for necessário.
Ora, qualquer sociedade civilizada, em tempo de paz, aspira é a ver as suas tropas nos quartéis e não sonha com longínquos teatros de operações e com acções militares prolongadas. Mas, na NATO, pelos vistos, os sonhos são outros.

Sem comentários: