Era uma vez um direito de livre circulação...



Publicado em: O Gaiense, 18 de Setembro de 2010


Um curto mas incisivo discurso da comissária europeia Viviane
Reding agitou as águas normalmente demasiado paradas e turvas da política europeia. A forma enérgica e clara como condenou a perseguição do governo francês à comunidade cigana é pouco habitual num mundo de hipocrisia diplomática e de meias palavras. O facto é ainda mais assinalável por se tratar da Vice-Presidente da Comissão e por visar a política de um dos grandes Estados-membros da UE e de um Presidente da República cuja arrogância se espraia para além das fronteiras do seu hexágono.

A comissária manifestou ainda a sua indignação pelo facto de, numa reunião formal com dois ministros franceses - Eric Besson e Pierre Lellouche, ter recebido garantias de que não haveria perseguição dirigida especialmente à comunidade cigana e ter tido posteriormente acesso a uma circular governamental que contrariava abertamente esse compromisso. Lamenta que não seja possível confiar na palavra dos ministros.

(Ver aqui a primeira página da circular)

As perseguições do governo francês “não são uma ofensa menor”, diz Reding, mas “após 11 anos de experiência como comissária, posso afirmar que é uma ignomínia”. Sublinhou que queria tornar muito claro que “a discriminação com base na origem étnica ou na raça não têm lugar na Europa”.

O governo francês recuou na retórica xenófoba, mas continua as deportações. Reding avisa que o importante é que mudem as acções, não só as palavras. E informa que “a sua paciência se está a esgotar” e que um processo contra a França poderá ser instaurado.

É interessante notar que foi esta mesma comissária que, no mandato anterior, achou que era preciso pôr um freio no preço exorbitante do roaming com que as operadoras de telemóveis espoliavam os seus clientes, tendo conduzido a uma decisão da UE limitando os valores que podem ser cobrados. Esta decisão foi apresentada por Barroso, no fim do primeiro mandato, como uma das acções mais significativas da sua Comissão. Mas foi preciso na altura uma comissária corajosa para se opor aos poderosos lóbis das empresas de telecomunicações. Como agora foi preciso também, para dizer, como ela disse a Sarkozy: “trop c'est trop” (enough is enough)!


.....................................................................................................................................

Veja o vídeo com a comunicação da Vice-Presidente Viviane Reding (em inglês):


Sem comentários: