Männer des Kampfes


Publicado em: O Gaiense, 12 de Março de 2011

Agora que os nossos Homens vão levar a Luta até Düsseldorf, convém desenvolver as versões linguísticas adequadas: Dona Merkel, depois de Sócrates, aqui vão os Männer des Kampfes e a música agora é outra.

Parece-me importante, no contexto da actual crise, que todos os homens e mulheres da luta tenham esta ambição e visão alargada, uma verdadeira eurovisão, porque, se a crise tem uma clara dimensão europeia, a luta também tem de ganhar essa escala para ser verdadeiramente eficaz.

Os Homens da Luta, agora os Männer des Kampfes, levam ao coração da Europa a iconografia de 74. Fazem bem. Quem viveu a Revolução de Abril sabe que aquele foi um dos raros momentos da nossa história recente em que toda a Europa teve os olhos postos em Portugal por boas razões. Em que a comunicação social europeia (e mundial) publicava longas reportagens e análises sobre o nosso país, em que milhares de estudiosos, de curiosos e de activistas se deslocavam a Portugal para tentarem perceber o que por cá se fazia, ou apenas para respirarem um pouco do ar fresco que há tanto tempo lhes faltava nos seus países. Um ar fresco que começa a sentir-se nesta Primavera de 2011, uma nova e refrescante brisa que está a tornar mais respirável o ar pútrido da política nacional.

http://eurovision.ndr.de/teilnehmer/homensdaluta107.html

Sem comentários: