UE fora do casamento real


A lista de convidados para o casamento real em Inglaterra é bastante esclarecedora dos princípios sólidos que regulam as monarquias. Nenhum dos três presidentes da União Europeia (do Parlamento, do Conselho Europeu e da Comissão) foi incluído na lista. Não é que eu seja admirador de qualquer um deles, mas sempre são os presidentes duma União a que diz pertencer o Reino Unido. 
Mas as monarquias vivem num outro mundo, um mundo de que  alguns dos seus convidados são um bom retrato. A UE teve (afinal) uma forte representação, marcando indispensável presença o príncipe da Jugoslávia, o rei e a princesa da Roménia, o rei e a rainha da Bulgária,  o rei, a rainha e os príncipes da Grécia, tudo gente muito representativa. No capítulo da gente boa, podemos destacar o (ainda) príncipe do Bahrein, o xeique do Kuwait, o sultão do Brunei.
Para acompanhar fantoches e ditadores, acho bem melhor que os presidentes da UE não tenham estado. A prioridade nas relações internacionais da UE deve ser dirigida a chefes de Estado eleitos democraticamente.

1 comentário:

rui tavares disse...

deixa estar renato, foram os três (barroso, van rompuy, buzek) à beatificação de JPII...