Manuel António Pina e a publicidade da Apple

Como já referi noutros posts deste blog que levam a etiqueta "Manuel António Pina", tentarei publicar aqui alguns textos publicitários que o poeta fez quando trabalhávamos juntos nesta actividade. 

Aqui fica mais um, este de uma campanha da Apple (que fizemos também com uma pintura do José de Guimarães) em que o Pina, no seu estilo genial e inconfundível, se afasta completamente da tradicional secura tecnológica da publicidade de informática que se fazia em Portugal, nomeadamente da que a Apple fazia antes de trabalhar connosco.




 

[ Elementos retirados de um velho fotolito K (preto) de uma peça em CMYK (quadricromia) ]



Sobre a origem e os termos da colaboração do Pina na publicidade, pode encontrar uma explicação no programa da RTP "NADA SERÁ COMO DANTE", disponível em RTP Play - Nada Será Como Dante - Episódio n.º14 - temporada 1 (https://www.rtp.pt/programa/tv/p37701/e14).

Sobre a nossa relação pessoal com os Mac e o que a Apple significava em Portugal e noutros países há 30 anos, muito haveria a dizer, mas não cabe neste post. Pode ver o tom e o ambiente da disputa da Apple com o estabelecido e dominante mundo dos PC na série de vídeos "- Hello, I'm a Mac. - And I'm a PC." em https://www.youtube.com/watch?v=0eEG5LVXdKo

Sem comentários: