Barroso em campanha junto dos eurodeputados da esquerda

Bruxelas, 8 de Setembro de 2009





Diz Barroso:

São os governos, no Conselho, que estão a bloquear a construção de uma Europa social. Por exemplo, na discussão das perspectivas financeiras, foram os governos que obrigaram a redução do orçamento. A Comissão foi mais ambiciosa do que os Estados-Membros nas questões sociais. Quando propus medidas contra a pobreza na Europa, os governos disseram que não, que cada governo toma conta dos seus pobres.



Não apoio a taxa Tobin, porque não quero que os serviços financeiros que estão na Europa se deslocalizem.

Sobre a regulação do mercado do medicamento, o nosso enfoque é no funcionamento do mercado interno, porque as competências na área da saúde pública são dos Estados-Membros.



Nunca dissemos a nenhum governo que devia privatizar os serviços públicos, nunca dissemos que os Estados-Membros deviam privatizar bancos públicos. Só temos é que garantir que o mercado interno funcione, isso é a nossa obrigação. Se os franceses, por exemplo, querem privatizar os serviços postais é com eles, não venham atirar as culpas para a Comissão.



Não haverá discriminação contra os irlandeses se voltarem a votar não no segundo referendo. Mas um país que bloqueia um processo colectivo gasta o seu capital político e diplomático nisso e não tem a mesma força para o resto. O governo irlandês aprovou o Tratado, se o povo votar não, o governo vai gastar o seu tempo e energia na UE a explicar as razões do não em vez de tratar dos interesses dos irlandeses.

A directiva sobre o destacamento dos trabalhadores foi feita porque havia muitos trabalhadores portugueses explorados de uma forma inaceitável na Holanda.

É verdade que os acórdãos do Tribunal de Justiça nos casos Laval, Viking, Rüpert e outros criaram alguns problemas em vários países. Mas a minha preocupação principal tem de ser a garantia de condições equilibradas para a concorrência.

Nunca falei em desregulação, mas sim em termos apenas a regulação necessária.

Nota final: espero que estas transcrições, feitas em directo na reunião, não contenham incorrecções, mas uma garantia absoluta não pode ser dada.

1 comentário:

André disse...

era fixe que o site do Bloco tivesse este tipo de informação...
Abraço
André Beja