Época de exames


Publicado em: O Gaiense, 17 de Setembro de 2011
Começou uma espécie de novo "ano escolar" na UE. A Europa, que nestes três anos de crise chumbou em todos os testes das cadeiras de economia e finanças, e foi sempre passando com negativa de um ano para outro, com a Grécia em vésperas de bancarrota aproxima-se de uma época decisiva de exames de fim de ciclo.
A mesma sebenta neoliberal tem servido para todas as situações, os cortes e a austeridade têm-se aprofundado e, apesar de os trabalhos práticos terem sido um desastre, a teoria tenta resistir a todos os dados empíricos.
Mas a realidade grega, se se confirmar a hecatombe económica que muitos prevêem, com as respectivas ondas de choque em toda a zona euro e a seguir em toda a UE, pode desta vez tornar impossível que tudo continue na mesma. Um exame decisivo da teoria neoliberal vai ter lugar em Atenas.
Como dizia Karl Marx nos Manuscritos Económicos e Filosóficos: “A solução de um problema teórico é uma tarefa da prática”. Talvez a Grécia, diria mesmo a tragédia grega, possa ajudar a esclarecer o espírito dos cidadãos europeus de uma forma mais eficaz do que os muitos discursos e textos que nestes anos têm vindo a alertar para o beco sem saída a que nos conduz a teoria do "pensamento único" que tem dominado a nossa política económica.

Sem comentários: