A Turquia precisa de um 25 de Abril



Publicado em: O Gaiense, 25 de Abril de 2009

Na sequência das eleições locais de 29 de Março passado, em que o partido do poder baixou de 47 para 39%, a Turquia está sob uma onda de prisões e acções de intimidação sobre os partidos da oposição, que se reforçaram nestas eleições.

Os ataques têm sido particularmente duros contra o DTP, um partido curdo que conseguiu eleger 20 deputados para o parlamento em 2007 e que, nestas eleições locais, obteve mais de 2 milhões de votos, ganhando em 8 províncias, entre as quais Diyarbakir, capital do Curdistão, com 65,27% e em Hakkari com 78,97%. Dois vice-presidentes do DTP foram presos, juntamente com cerca de uma centena de membros do partido e duas centenas de outros foram interpelados pela polícia.

Simultaneamente, Leila Zana, uma cidadã turca que recebeu o prémio Sakharov do Parlamento Europeu para a liberdade de pensamento, foi condenada a dez anos de prisão por ter proferido discursos que desagradaram às autoridades, nomeadamente no próprio Parlamento Europeu e na House of Lords do parlamento britânico. Enfrenta neste momento 35 processos diferentes por outros tantos discursos ou simples declarações.

Nós, portugueses, que bem sabemos o que é ser julgado e condenado por ousar exprimir livremente uma opinião, não podemos deixar de expressar ao povo turco toda a nossa solidariedade e desejar-lhes, neste dia 25 de Abril, que os cravos vermelhos da revolução floresçam quanto antes no país onde a Europa acaba e a Ásia começa.

Sem comentários: